A colonoscopia (ou videocolonoscopia) é um tipo de endoscopia que permite a avaliação detalhada das mucosas do final do intestino fino (delgado), intestino grosso (cólon) e do reto. Auxilia no diagnóstico de muitas doenças como diarreia e sangramento intestinal. Está indicada também na prevenção do câncer do cólon e do reto e no acompanhamento de pacientes que apresentaram pólipos em exames anteriores.

8O procedimento é realizado por meio de um aparelho flexível (videocolonoscópio) com diâmetro comparado ao de um dedo, que é introduzido pelo ânus e suavemente progredido pelo reto e toda extensão do cólon. Na ponta deste aparelho há uma câmera que capta as imagens do intestino para um monitor de televisão, onde estas são vistas e avaliadas pelo médico examinador.

O paciente fica deitado de lado ou de barriga para cima e é submetido a uma sedação (medicação na veia) durante todo o exame. Assim, permanece dormindo, de forma a não sentir dor. Esta sedação é realizada por um médico anestesiologista (anestesista), o que proporciona maior tranqüilidade e segurança ao paciente.

Medicamentos que possam aumentar o risco de sangramento durante o exame deverão ser suspensos nos dias anteriores, de acordo com orientação médica, como por exemplo anti-inflamatórios (Cataflan®, Voltaren®, Inflamene®, Celebra®, Feldene®, Tandrilax®, Nisulid®), AAS/AcidoAcetil Salicílico e anticoagulantes (Marevan®, Marcomar®, Clopidogrel®, Plagrel®, Xarelto®).

Alguns procedimentos podem ser realizados no momento do exame, de acordo com o que for encontrado, como biópsias (retirada de um ou mais fragmentos da mucosa), polipectomias (retirada de pólipos), mucosectomias (retirada de um fragmento da mucosa intestinal ou de pólipos planos), injeção de substâncias ou cauterizações. Em caso de retirada de material, este deverá ser encaminhado para avaliação em um laboratório (exame histopatológico).

Para que a videocolonoscopia seja de boa qualidade, é necessária a realização de um bom preparo intestinal, que é feito em casa, pelo próprio paciente. Deste modo, as recomendações do preparo deverão ser seguidas rigorosamente.

A duração média do procedimento é de 20 minutos. Após o exame, o paciente irá permanecer na sala de repouso por alguns minutos, até que os efeitos principais das medicações empregadas para a sedação desapareçam. Um acompanhante maior de 18 anos deverá estar obrigatoriamente disponível.

O resultado geralmente é entregue logo após o término do procedimento e ao retornar para casa, o paciente deverá permanecer em repouso e acompanhado de pessoa maior de idade. Não poderá dirigir e deverá ingerir alimentos leves e grande quantidade de líquidos.

A colonoscopia é um exame seguro e raramente implica em complicações. Entretanto, quando estas ocorrem, podem ser necessárias transfusões sanguíneas, hospitalização e até cirurgia de urgência. É importante o reconhecimento dos sinais iniciais das complicações. O médico deverá ser contatado em caso de dor abdominal intensa, febre, calafrios ou sangramento após o procedimento.

Maiores informações sobre o exame estão descritas no termo de CONSENTIMENTO INFORMADO PARA REALIZAÇÃO DE COLONOSCOPIA. Este deve ser assinado e entregue antes da realização do exame e tem como objetivo o esclarecimento do paciente sobre o exame e as possíveis complicações associadas à realização do mesmo, conforme orientado pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia.

marque sua consulta

 

 

 

 

Logotipo Uniprocto e Gastro rodape

Acompanhe

Acompanhe as dicas de saúde da UniProcto & Gastro nas redes sociais.

facebook UniProcto e Gastro 

instagram UniProcto e Gastro

A clínica

A Uniprocto & Gastro é uma clínica de excelência na prevenção e tratamento das doenças do trato digestivo alto (esôfago e estômago) e baixo (intestino, reto e ânus), além de doenças do fígado e das disfunções do assoalho pélvico.

Contato

  • Endereço: Centro Clínico Linea Vita 616 Sul Loja 01 Bloco C Conjunto A L2 Sul - Brasília/DF
  • Telefones: (61) 3233-0850 / (61) 3361-2100
  • Whatsapp: (61) 98403-2881
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
  • Funcionamento: 07:00 - 19:00
Top