A endoscopia está indicada para avaliação e tratamento das doenças tubo digestivo.

 A endoscopia (endoscopia digestiva alta) está indicada a para avaliação e, em alguns casos, tratamento das doenças da parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, o estômago e a porção inicial do intestino fino (duodeno).

  É realizada por meio da introdução (pela boca) de um aparelho flexível que permite a visualização de todo o trajeto examinado. Na ponta deste aparelho há uma câmera que capta as imagens para um monitor de televisão, onde estas são vistas e avaliadas pelo médico examinador.

endoscopia digestiva altaPara realização do exame é necessário que o estômago esteja vazio. O paciente deverá permanecer em jejum completo por 8 horas. Se houver necessidade do uso de alguma medicação usual antes do exame (como, por exemplo, medicamentos para controlar a pressão), ela deve ser ingerida com pequenos goles de água. Caso o paciente seja diabético, o exame deverá ser marcado para o horário mais cedo possível.

O exame pode ser realizado somente com anestesia local (um spray de anestésico na garganta), mas na maior parte dos casos, é realizada também uma sedação (medicação na veia).

Se necessário, pequenas amostras de tecido (biópsias) ou pólipos podem ser retirados. Neste caso, o material deverá ser encaminhado para um laboratório para análise (exame anátomo-patológico).

A duração média do procedimento é de 10 minutos. Após o exame, o paciente irá permanecer na sala de repouso por alguns minutos, até que os efeitos principais das medicações empregadas para a sedação desapareçam. Um acompanhante maior de 18 anos deverá estar obrigatoriamente disponível.

O resultado geralmente é entregue logo após o término do procedimento e ao retornar para casa, o paciente deverá permanecer em repouso e acompanhado de pessoa maior de idade. Não poderá dirigir, mas poderá voltar à sua dieta normal e a fazer uso de suas medicações rotineiras, a menos que tenha sido instruído do contrário por seu médico.

A endoscopia digestiva alta é um exame seguro. No entanto, como todo ato médico, ela não é isenta de riscos. É importante reconhecer sinais iniciais das complicações. O médico deverá ser contatado em caso de febre, dificuldades para engolir ou dor na garganta, no peito ou no abdome que sejam intensas ou que aumentem progressivamente.

Maiores informações sobre o exame estão descritas no termo de CONSENTIMENTO INFORMADO. Este deve ser assinado e entregue antes da realização do exame e tem como objetivo o esclarecimento do paciente sobre o exame e as possíveis complicações associadas à realização do mesmo.

 

 

Logotipo Uniprocto e Gastro rodape

Acompanhe

Acompanhe as dicas de saúde da UniProcto & Gastro nas redes sociais.

facebook UniProcto e Gastro 

instagram UniProcto e Gastro

A clínica

A Uniprocto & Gastro é uma clínica de excelência na prevenção e tratamento das doenças do trato digestivo alto (esôfago e estômago) e baixo (intestino, reto e ânus), além de doenças do fígado e das disfunções do assoalho pélvico.

Contato

  • Endereço: Centro Clínico Linea Vita 616 Sul Loja 01 Bloco C Conjunto A L2 Sul - Brasília/DF
  • Telefones: (61) 3233-0850 / (61) 3361-2100
  • Whatsapp: (61) 98403-2881
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
  • Funcionamento: 07:00 - 19:00
Top