Quando o assunto é absorção dos nutrientes presentes nos alimentos, sempre nos lembramos do estômago e do intestino, mas damos pouca relevância à mastigação. Ela é a primeira etapa de todo o processo digestivo e é de grande importância.

Ao ser colocado na boca, o alimento é dilacerado, primeiramente porque nossa mandíbula é forte e, em segunda instância, porque temos dentes especializados em cada tipo de processo (cortar, amassar, furar) necessário para processar cada tipo de alimento.

Além de toda essa força exercida, temos também o trabalho da saliva, que contém enzimas que começam o processo de digestão. Uma enzima que atua diretamente em nossa boca na hora da mastigação é a amilase, responsável por degradar parte do amido (presente nos pães, vegetais, cereais, castanhas, etc). Ela também contém água, o que ajuda a amolecer os alimentos e fazer com que sua trituração seja muito mais fácil.

Quanto mais mastigamos um alimento, mais superfície de contato o estômago terá com o alimento e outras etapas do processo digestivo também serão favorecidas. Não é necessário ficar horas mastigando um mesmo alimento, mas apenas garantir que ele foi bem trabalhado dentro da boca para depois ser engolido. Por isso as refeições devem ser realizadas com calma e sem pressa.

 

 

Logotipo Uniprocto e Gastro rodape

Acompanhe

Acompanhe as dicas de saúde da UniProcto & Gastro nas redes sociais.

facebook UniProcto e Gastro 

instagram UniProcto e Gastro

A clínica

A Uniprocto & Gastro é uma clínica de excelência na prevenção e tratamento das doenças do trato digestivo alto (esôfago e estômago) e baixo (intestino, reto e ânus), além de doenças do fígado e das disfunções do assoalho pélvico.

Contato

  • Endereço: Centro Clínico Linea Vita 616 Sul Loja 01 Bloco C Conjunto A L2 Sul - Brasília/DF
  • Telefones: (61) 3233-0850 / (61) 3361-2100
  • Whatsapp: (61) 98403-2881
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
  • Funcionamento: 07:00 - 19:00
Top