Bebidas alcoólicas são mundialmente apreciadas porque interferem no nosso sistema nervoso e provocam uma sensação de prazer. A ingesta de bebida alcoólica em pequena quantidade (uma taça de vinho, uma dose de bebida destilada ou duas latas de cerveja por dia) pode até ser benéfica para o indivíduo, mas o consumo de álcool em quantidades maiores pode causar dependência e tolerância, fazendo com que nosso organismo queira um volume cada vez maior.

Algumas pessoas sabem que beber muito faz mal ao nosso fígado, mas geralmente falam sem saber o que de fato acontece. Pois então, o que ocorre com o fígado após a ingestão de álcool?

O fígado, por meio de suas enzimas, possui a capacidade de quebrar as moléculas de álcool, transformando-as em outros compostos. No entanto, quando o álcool é consumido de forma exagerada (em grande quantidade), ele passa a lesionar as células hepáticas (hepatócitos). Apesar de sua reconhecida capacidade de regeneração, o fígado perde a capacidade de metabolizar todo o álcool ingerido e a recuperação celular se torna muito difícil. As células hepáticas mortas são substituídas por um tecido fibroso e o funcionamento do fígado começa a ser comprometido, em um processo denominado de cirrose hepática alcoólica. Existem outras causas de cirrose, mas no Brasil o álcool é um dos principais fatores desencadeantes.

Dada sua grande importância, fica clara a necessidade de um maior cuidado e carinho com uma parte tão magnífica do nosso corpo.

 

 

Logotipo Uniprocto e Gastro rodape

Acompanhe

Acompanhe as dicas de saúde da UniProcto & Gastro nas redes sociais.

facebook UniProcto e Gastro 

instagram UniProcto e Gastro

A clínica

A Uniprocto & Gastro é uma clínica de excelência na prevenção e tratamento das doenças do trato digestivo alto (esôfago e estômago) e baixo (intestino, reto e ânus), além de doenças do fígado e das disfunções do assoalho pélvico.

Contato

  • Endereço: Centro Clínico Linea Vita 616 Sul Loja 01 Bloco C Conjunto A L2 Sul - Brasília/DF
  • Telefones: (61) 3233-0850 / (61) 3361-2100
  • Whatsapp: (61) 98403-2881
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
  • Funcionamento: 07:00 - 19:00
Top