O que é apendicite?

Esse é um problema bem comum que ocorre na vida de muitas pessoas, mais frequentemente entre a segunda e a terceira décadas de vida.

A doença é uma inflamação no apêndice, uma pequena bolsa encontrada no início do intestino grosso, que não possui utilidade bem estabelecida para o nosso corpo, embora seja muito importante para animais ruminantes.

A principal causa é a obstrução do canal que existe dentro do órgão, o que provoca o acúmulo de secreção e a proliferação de bactérias. Apesar de muitos acreditarem que esta obstrução ocorre pela presença de sementes ou cascas de alimentos, na grande maioria das vezes decorre do crescimento de centros de células de defesa (folículos linfoides) em reação a quadros infecciosos. A obstrução mecânica está presente em apenas 35% dos casos e pode ser causada também por fecalitos (pequenas bolinhas de fezes), verminoses e até mesmo por tumores.

O quadro normalmente se inicia com perda do apetite e um desconforto na região superior do abdome ou ao redor do umbigo. Posteriormente, ocorre uma migração da dor em direção à parte inferior direita do abdome e podem estar associados náuseas, vômitos, febre e calafrios. Se não forem feitos o diagnóstico e o tratamento rapidamente, pode ocorrer a perfuração do apêndice (apêndice supurado) e o paciente pode evoluir para uma infecção abdominal grave que pode levar à morte.

No caso de suspeita, o paciente deve procurar uma emergência (pronto socorro). O diagnóstico é feito pelos exames clínicos, exames de laboratório (sangue) e de imagem (ultrassonografia ou tomografia do abdome).

O tratamento é cirúrgico e pode ser realizado por videolaparoscopia (com a utilização de pinças e de uma câmera que são introduzidas no abdome, sem grandes cortes).

 

 

Logotipo Uniprocto e Gastro rodape

Acompanhe

Acompanhe as dicas de saúde da UniProcto & Gastro nas redes sociais.

facebook UniProcto e Gastro 

instagram UniProcto e Gastro

A clínica

A Uniprocto & Gastro é uma clínica de excelência na prevenção e tratamento das doenças do trato digestivo alto (esôfago e estômago) e baixo (intestino, reto e ânus), além de doenças do fígado e das disfunções do assoalho pélvico.

Contato

  • Endereço: Centro Clínico Linea Vita 616 Sul Loja 01 Bloco C Conjunto A L2 Sul - Brasília/DF
  • Telefones: (61) 3233-0850 / (61) 3361-2100
  • Whatsapp: (61) 98403-2881
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
  • Funcionamento: 07:00 - 19:00
Top