Estamos no Julho Amarelo, o mês de prevenção e controle das hepatites virais. Amarelo porque é a cor que geralmente fica o paciente infectado quando a doença se manifesta. Esses vírus atacam o fígado, um dos maiores órgãos do corpo humano e que exerce numerosas funções de grande importância. As hepatites mais comuns são A, B e C, mas existem também as hepatites D, E e G. Cada uma delas é provocada por um tipo de vírus e tem diferentes formas de prevenção e tratamento.

Hoje falaremos das hepatites B e C, que são transmitidas através do sexo sem uso de preservativos e do compartilhamento de seringas, agulhas ou qualquer outro objeto perfuro-cortante (como alicates, tesouras e lâminas de barbear). São doenças graves que podem provocar danos irreversíveis se não tratadas corretamente.

No Brasil há cerca de 2 milhões de pessoas com hepatites B e C, mas só 200.000 sabem que tema a doença.

Os principais sintomas das hepatites B e C são febre, náuseas, vômitos, mal-estar, pele e olhos amarelados, falta de apetite e urina escurecida. Muitas vezes o organismo pode eliminar o vírus, usando apenas o nosso sistema imune, mas outras vezes ele pode ficar no corpo por muitos anos sem apresentação de sintoma. É geralmente uma doença silenciosa , que vai se manifestar somente muitos anos depois do contágio e já na forma de cirrose ou câncer de fígado.

Aproximadamente 50% dos transplante de fígado no Brasil são decorrentes de complicações da hepatite C e mais de 50% dos cânceres de fígado também são causados pela citada doença.

Não existe vacina para hepatite C, mas o SUS oferece uma vacina eficaz e segura para hepatite B e TODOS devem se vacinar.

Para saber se foi infectado pelo vírus das hepatites B ou C você precisa fazer o teste, que está disponível nas unidades básicas de saúde. Se o resultado for positivo, o tratamento é gratuito pelo Sistema Único de Saúde.

Se você foi infectado pela hepatite B, existe um tratamento que pode controlar a doença e evitar suas complicações, como a cirrose e o câncer de fígado.

Se você foi infectado pelo vírus da hepatite C, já existem tratamentos que podem curar a doença em até 98% dos casos. Quanto antes for descoberta a doença, mais eficaz será o tratamento.

FAÇA O TESTE DAS HEPATITES B E C. PEÇA AO SEU MÉDICO QUE SOLICITE O EXAME!

 

 

Logotipo Uniprocto e Gastro rodape

Acompanhe

Acompanhe as dicas de saúde da UniProcto & Gastro nas redes sociais.

facebook UniProcto e Gastro 

instagram UniProcto e Gastro

A clínica

A Uniprocto & Gastro é uma clínica de excelência na prevenção e tratamento das doenças do trato digestivo alto (esôfago e estômago) e baixo (intestino, reto e ânus), além de doenças do fígado e das disfunções do assoalho pélvico.

Contato

  • Endereço: Centro Clínico Linea Vita 616 Sul Loja 01 Bloco C Conjunto A L2 Sul - Brasília/DF
  • Telefones: (61) 3233-0850 / (61) 3361-2100
  • Whatsapp: (61) 98403-2881
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
  • Funcionamento: 07:00 - 19:00
Top