Mudança no estilo de vida

Então, o que fazer para evitar todos estes males causados na síndrome metabólica (referência do texto sobre distúrbio do metabolismo de carboidratos)?

Simples, devemos ter um estilo de vida saudável e lógico acompanhamento médico-nutricional.

As mudanças principais no estilo de vida que causem impacto direto neste distúrbio são:

1) Atividade física regular, pelo menos 3-4 vezes por semana, pelo menos 30-40 minutos ao dia, contemplando aquelas que lhe sejam prazerosas e, de preferência, que atuem tanto de forma aeróbica (ciclismo, caminhada, natação), como anaeróbica (musculação, pilates, ginástica);

2) Fracionamento de dieta. Comer nas três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), com alimentos saudáveis nos intervalos (como barra de cereal, castanhas, fruta, iogurte ou bolacha sem recheio). Desta forma, permite-se um metabolismo constante (gasto de energia pelo organismo) e a diminuição na quantidade de calorias nas principais refeições (por causa da saciedade obtida), e consequente redução na sobrecarga de carboidratos;

3) Compensação de carboidratos nas principais refeições, ou seja, evitar conjugação de muitas fontes de carboidratos em uma única refeição. Procure ter em uma refeição apenas uma fonte de carboidrato e outra de proteína (carne, frango, peixe, leite e derivados ou ovo), associado sempre a bastante salada, principalmente folhas. Por exemplo, se deseja comer batata no almoço, não coma ou diminua a quantidade de arroz/feijão; deixe as sobremesas para os finais de semana; durante a semana, prefira as frutas aos doces; o dia em que desejar comer uma massa, evite comer outra fonte de carboidrato (como um purê de batata), etc.;

4) Tenha sempre em sua dieta, alimentos que ajudam a equilibrar o metabolismo dos carboidratos: castanhas em geral, peixes ricos em ômega-3 (salmão, atum, sardinha), alimentos integrais e farelos (quinoa, linhaça, aveia, chia, casca de maracujá);

5) Etilismo social e evite refrigerante, além de suco industrializado, rico em açúcares;

6) Evite líquido nas refeições. Lembre-se: eles também são fontes de carboidratos;

7) Tenha uma boa qualidade de sono, além de cuidados na sua saúde mental, promovendo atividades de laser, descanso e hobbies.

 

 

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