Ultrassonografia Endorretal Tridimensional

A ultrassonografia anorretal tridimensional (3D) é realizada por meio de um transdutor que possibilita a avaliação das estruturas que formam o reto, o canal anal e os tecidos ao redor dos mesmos.

É um exame seguro, pouco invasivo, bem tolerado e que não expõe o paciente à radiação, indicado em casos de perda de fezes na roupa íntima (incontinência fecal), tumores do reto ou ao redor dele, fístulas, endometriose ou intestino preso (constipação intestinal). A realização da ultrassonografia 3D na avaliação pré-operatória de tumores do reto permite uma melhor programação da técnica cirúrgica a ser utilizada e possibilita a realização de cirurgias locais (de menor porte) em alguns casos.

Não é necessário jejum, porém para que seja realizada uma avaliação adequada, a porção final do intestino deve estar limpa, livre de resíduos. Isto é obtido por meio de uma lavagem intestinal, que é feita pelo próprio paciente, em casa.

Após o exame, a menos que seja orientado do contrário, o paciente poderá alimentar-se normalmente e retornar às suas atividades habituais. Para confecção do laudo é necessária a avaliação detalhada, e por isso, o resultado é entregue após alguns dias.