A ultrassonografia anorretal tridimensional é realizada por meio de um transdutor de 360º, rotatório, com frequência de 10-16 MHz. Possibilita a avaliação das estruturas anatômicas que formam o canal anal, reto e os tecidos perianorretais com baixo custo e de forma segura. É pouco invasiva, bem tolerada e não expõe o paciente à radiação.
A incorporação da ultrassonografia 3D à propedêutica pré-operatória para o estadiamento dos tumores retais permite uma melhor programação da técnica cirúrgica a ser realizada e vem tornando factível a ressecção local de alguns tumores. São outras indicações para a realização deste exame a incontinência fecal, a identificação de lesões musculares ocultas e de tumores extra-retais e a avaliação de pacientes portadores de fístulas anorretais complexas, endometriose perianal e pélvica e defecação obstruída.
Não é necessário jejum, porém para que seja realizada uma avaliação adequada, a porção final do intestino deve estar limpa, livre de resíduos. Isto é obtido por meio de uma lavagem intestinal. Após o exame, o paciente poderá alimentar-se normalmente e retornar às suas atividades habituais.
Para confecção do laudo é necessária a avaliação detalhada.
Maiores informações sobre o exame estão descritas no termo de CONSENTIMENTO INFORMADO. Este deve ser assinado e entregue antes da realização do exame e tem como objetivo o esclarecimento do paciente sobre o exame e as possíveis complicações associadas à realização do mesmo, conforme orientado pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.