A endoscopia (também chamada endoscopia digestiva) está indicada para avaliação e em alguns casos, tratamento das doenças da parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, o estômago e a porção inicial do intestino fino (duodeno).
É realizada por meio da introdução (pela boca) de um aparelho flexível que permite a visualização de todo o trajeto examinado. Na ponta deste aparelho há uma câmera que capta as imagens para um monitor de televisão, onde estas são vistas e avaliadas pelo médico examinador. Se necessário, pequenas amostras de tecido (biópsias) ou pólipos podem ser retirados. A duração média do procedimento é de 10 a 20 minutos.
Para realização do exame é necessário que o estômago esteja vazio. Dessa forma, o paciente deverá permanecer em jejum por 8 horas antes do exame. Pode ser utilizada apenas uma anestesia local (um spray de anestésico na garganta), mas na maior parte dos casos, é realizada também uma sedação leve (medicação na veia). Dessa forma, o exame é realizado com tranqüilidade e conforto para o paciente.