Nossos Exames

Endoscopia Digestiva Alta
Colonoscopia
Retossigmoidoscopia Flexível
Manometria Anorretal
Ultrassonografia Endorretal Tridimensional

Endoscopia Digestiva Alta

O que é

A endoscopia (endoscopia digestiva alta) está indicada a para avaliação e, em alguns casos, tratamento das doenças da parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, o estômago e a porção inicial do intestino fino (duodeno).

É realizada por meio da introdução pela boca de um aparelho flexível que permite a visualização de todo o trajeto examinado. Na ponta deste aparelho há uma câmera que capta as imagens para um monitor de televisão, onde estas são vistas e avaliadas pelo médico examinador.

Para realização do exame é necessário que o estômago esteja vazio. O paciente deverá permanecer em jejum completo por 8 horas. Se houver necessidade do uso de alguma medicação usual antes do exame (como, por exemplo, medicamentos para controlar a pressão), ela deve ser ingerida com pequenos goles de água. Caso o paciente seja diabético, o exame deverá ser marcado para o horário mais cedo possível.

O exame pode ser realizado somente com anestesia local (um spray de anestésico na garganta), mas na maior parte dos casos, é realizada também uma sedação (medicação na veia).

Se necessário, pequenas amostras de tecido (biópsias) ou pólipos podem ser retirados. Neste caso, o material deverá ser encaminhado para um laboratório para análise (exame anátomo-patológico).

A duração média do procedimento é de 10 minutos. Após o exame, o paciente irá permanecer na sala de repouso por alguns minutos, até que os efeitos principais das medicações empregadas para a sedação desapareçam. Um acompanhante maior de 18 anos deverá estar obrigatoriamente disponível.

O resultado geralmente é entregue logo após o término do procedimento e ao retornar para casa, o paciente deverá permanecer em repouso e acompanhado de pessoa maior de idade. Não poderá dirigir, mas poderá voltar à sua dieta normal e a fazer uso de suas medicações rotineiras, a menos que tenha sido instruído do contrário por seu médico.

A endoscopia digestiva alta é um exame seguro. No entanto, como todo ato médico, ela não é isenta de riscos. É importante reconhecer sinais iniciais das complicações. O médico deverá ser informado em caso de febre, dificuldades para engolir ou dor na garganta, no peito ou no abdome que sejam intensas ou que aumentem progressivamente.

Maiores informações sobre o exame estão descritas no termo de CONSENTIMENTO INFORMADO. Este deve ser assinado e entregue antes da realização do exame e tem como objetivo o esclarecimento do paciente sobre o exame e as possíveis complicações associadas à realização do mesmo.

Preparo para o Exame - Matutino

  • Comparecer em jejum de, no mínimo, 10 horas;
  • É permitido tomar água, água de côco, chá e isotônico até 4 horas antes do exame, desde que seja de tonalidade clara ou incolores;
  • Não tomar nenhum medicamento na manhã do exame, não fazer uso de insulina ou hipoglicemiantes orais (metformina, glicazida, etc.), a partir da noite anterior ao exame. Recomenda-se trazer as medicações de uso obrigatório, como por exemplo, pressão alta e diabetes, para que possa tomá-la após o exame;
  • Não ingerir antiácidos na véspera do exame;
  • Recomenda-se às mulheres não virem de salto alto e nem de unhas pintadas com esmalte de cor escura;
  • Comparecer ao exame acompanhado por pessoa adulta capaz. O exame não será realizado sem o acompanhante, a não ser que você opte a fazer o exame sem sedação;
  • No dia do exame, trazer o pedido médico original, a autorização do convênio (caso tenha sido orientado pela secretária), carteira do convênio, documento de identificação com foto e os exames endoscópicos anteriores, caso já tenha realizado;
  • Chegar com antecedência de 20 minutos, para realizar as burocracias do atendimento;
  • Deixar pertences pessoais e de valor com o acompanhante, antes do exame, pois a clínica não se responsabilizará pelos mesmos. O exame dura cerca de 10 a 15 minutos e você ficará em observação por,
    aproximadamente, 30 minutos;
  • Pacientes com alergia a látex, favor informar à clínica, com antecedência.

Preparo para o Exame - Matutino

  • Café da manhã LEVE (bolacha água e sal OU biscoito de maizena (máximo 06 unidades), com chá OU café OU suco (máximo de 200 ml),até no máximo 08 HORAS antes do exame. NÃO É PERMITIDO TOMAR LEITE OU DERIVADOS;
  • Jejum após o café da manhã, podendo APENAS beber líquidos claros até TRÊS horas antes do exame;
  • Não ingerir antiácidos na véspera do exame;
  • Recomenda-se, às mulheres, a não virem de salto alto e nem de unhas pintadas com esmalte escuro;
  • O exame dura cerca de 10 a 15 minutos e você ficará em observação por,
    aproximadamente, 30 minutos;
  • Comparecer ao exame acompanhado por pessoa adulta capaz. O exame não será feito sem o acompanhante, a não ser que você opte a fazer o exame sem sedação;
  • No dia do exame, trazer o pedido médico original, a autorização do convênio (caso tenha sido orientado pela secretária), carteira do convênio, documento de identificação com foto e os exames endoscópicos anteriores, caso já tenha realizado;
  • Chegar com antecedência de 20 minutos, para realizar as burocracias do atendimento;
  • Deixar pertences pessoais e de valor com o acompanhante, antes do exame, pois a clínica não se responsabilizará pelos mesmos.
  • Pacientes com alergia a látex, favor informar à clínica, com antecedência.
  • Recomenda-se trazer medicação de uso obrigatório, para que possa toma-las após o exame Não tome nenhum medicamento quatro horas antes do horário agendado.

Recomendações pós exame

1- Sua garganta poderá ficar um pouco desconfortável e você pode sentir necessidade de arrotar em virtude dos gases que foram introduzidos no seu estômago durante o exame. Se receber sedativos para a realização do exame, o seu acompanhante deverá levá-lo para casa (mesmo acordado e disposto, o seu raciocínio e reflexos podem ficar prejudicados não sendo possível dirigir ou operar máquinas pelo resto do dia. Além do efeito calmante e hipnótico (sono), o sedativo costuma causar amnésia, portanto é comum não se lembrar depois da realização do exame e de alguns episódios ao longo das horas seguintes. Você pode comer normalmente após o exame, só devendo aguardar que a anestesia da garganta perca o efeito para não correr o risco de engasgar.

2 – O desconforto mais comum após o exame é uma sensação de inchaço (como se estivesse afrontado ou mesmo uma dor na região do estômago), como resultado do ar introduzido durante o exame. Tal sintoma geralmente desaparece rapidamente. Caso não melhore, fazer uso dos medicamentos: Dimeticona (40 gotas) e Buscopan Composto (40 gotas). Caso seja alérgico à dipirona, tomar buscopan simples (hioscina). No caso de náuseas e vômitos, tomar um comprimido de Plasil ou Dramin Se esses sintomas não melhorarem com tais medicações, a orientação é procurar o pronto socorro mais próximo, levar o resultado da endoscopia, para ser avaliado por um médico.

3 – Os medicamentos injetados (sedativos) podem causar irritação na veia, com vermelhidão, inchaço ou desconforto. Pode também aparecer hematoma (roxidão) no local da punção venosa. Nesses casos, fazer compressas com água morna e passar o medicamento TROMBOFOB (gel) no local, 2 a 3 vezes ao dia, até a melhora, que poderá levar alguns dias.

4 – PACIENTES AMAMENTANDO: Depois do exame, recomenda-se a retirada completa do leite materno acumulado nos seios nas 6 (seis) horas seguintes à endoscopia. A retirada do leite poderá ser feito com auxílio de bombinha. Depois disso, a amamentação pode ser efetuada normalmente.

Termo de Consentimento

Colonoscopia

O que é

A colonoscopia (ou videocolonoscopia) é um tipo de endoscopia que permite a avaliação detalhada das mucosas do final do intestino fino (delgado), intestino grosso (cólon) e do reto. Auxilia no diagnóstico de muitas doenças como diarreia e sangramento intestinal. Está indicada também na prevenção do câncer do cólon e do reto e no acompanhamento de pacientes que apresentaram pólipos em exames anteriores.

O procedimento é realizado por meio de um aparelho flexível (videocolonoscópio) com diâmetro comparado ao de um dedo, que é introduzido pelo ânus e suavemente progredido pelo reto e toda extensão do cólon. Na ponta deste aparelho há uma câmera que capta as imagens do intestino para um monitor de televisão, onde estas são vistas e avaliadas pelo médico examinador.

O paciente fica deitado de lado ou de barriga para cima e é submetido a uma sedação (medicação na veia) durante todo o exame. Assim, permanece dormindo, de forma a não sentir dor. Esta sedação é realizada por um médico anestesiologista (anestesista), o que proporciona maior tranqüilidade e segurança ao paciente.

Medicamentos que possam aumentar o risco de sangramento durante o exame deverão ser suspensos nos dias anteriores, de acordo com a orientação médica.

Alguns procedimentos podem ser realizados no momento do exame, de acordo com o que for encontrado, como biópsias (retirada de um ou mais fragmentos da mucosa), polipectomias (retirada de pólipos), mucosectomias (retirada de um fragmento da mucosa intestinal ou de pólipos planos), injeção de substâncias ou cauterizações. Em caso de retirada de material, este deverá ser encaminhado para avaliação em um laboratório (exame histopatológico).

Para que a videocolonoscopia seja de boa qualidade, é necessária a realização de um bom preparo intestinal, que é feito em casa, pelo próprio paciente. Deste modo, as recomendações do preparo deverão ser seguidas rigorosamente.

A duração média do procedimento é de 20  a 30 minutos. Após o exame, o paciente irá permanecer na sala de repouso por alguns minutos, até que os efeitos principais das medicações empregadas para a sedação desapareçam. Um acompanhante maior de 18 anos deverá estar obrigatoriamente disponível.

O resultado geralmente é entregue logo após o término do procedimento e ao retornar para casa, o paciente deverá permanecer em repouso e acompanhado de pessoa maior de idade. Não poderá dirigir e deverá ingerir alimentos leves e grande quantidade de líquidos.

A colonoscopia é um exame seguro e raramente implica em complicações. Entretanto, quando estas ocorrem, podem ser necessárias transfusões sanguíneas, hospitalização e até cirurgia de urgência. É importante o reconhecimento dos sinais iniciais das complicações. O médico deverá ser informado em caso de dor abdominal intensa, febre, calafrios ou sangramento após o procedimento.

Maiores informações sobre o exame estão descritas no termo de CONSENTIMENTO INFORMADO PARA REALIZAÇÃO DE COLONOSCOPIA. Este deve ser assinado e entregue antes da realização do exame e tem como objetivo o esclarecimento do paciente sobre o exame e as possíveis complicações associadas à realização do mesmo, conforme orientação da Sociedade Brasileira de Coloproctologia.

Preparo para o Exame - Matutino

  • Café da manhã, lanche da manhã, lanche da tarde, jantar e ceia: Água, chás claros, água de coco, gatorade (de cores claras), biscoito de água e sal, torrada sem manteiga, gelatina, geléia (de cores claras);
  • Almoço: Arroz branco; carne de peixe ou de frango grelhada e sem pele; macarrão sem molho e sem legumes; canja de galinha sem legumes;
  • Às 18h – Tomar 02 comprimidos de Dulcolax;
  • ATENÇÃO: Não deverá ingerir alimentos com resíduos, como: fibras, farelos, granola, vegetais, legumes e frutas.
  • Às 03h da manhã – Tomar 01 comprimido de Plasil 100 mg ou Dramin 10 mg ou 2 comprimidos de Vonau Flash 4mg, para evitar enjôo ao tomar a Lactulose. Pessoas com maior tendência a enjôos e vômitos devem optar por tomar 2 comprimidos de Vonau Flash 4mg. Também é possível associar as medicações (por exemplo, se após tomar o Plasil 100mg, o enjôo persistir, tomar um comprimido de Dramin 100mg ou 2 comprimidos de Vonau Flash 4mg);
  • Às 03:30h da manhã– Adicionar 02 frascos de 120 ml de Lactulose (Farlac, Lactulona) ou 1 frasco de Duphalac (200ml) em 500 ml de limonada coada sem açúcar ou gatorade de limão e tomar 01 copo (+/- 200 ml – em casa), a cada 10 minutos;
  • Não é permitido se alimentar no dia do exame. Apenas fazer ingestão de água, chás claros, água de coco e gatorade de cor clara, até 02 horas antes do horário marcado para o exame. Após este horário, jejum absoluto, NEM ÁGUA;
  • O exame só será realizado se o paciente apresentar-se com acompanhante maior de idade;
  • Suspender o uso de anti-inflamatórios não hormonais (como Cataflan®, Voltaren®, Inflamene®, Celebra®, Feldene®, Tandrilax®, Nisulid®), anticoagulantes e antiagregantes plaquetários (como AAS/Acido Acetil Salicílico, Somalgin® Clopidogrel®, Plavix®, Ticlopidina®, Ticlid®, Warfarin®, Coumadin®, Marcoumar®, Marevan®), 07 dias antes do exame, pois os mesmos interferem nos mecanismos de coagulação;
  • Pacientes com alergia a látex, favor informar à Clinica, com antecedência;
  • A diarreia é normal durante o preparo. Em caso de cólicas fortes ou distensão abdominal exagerada, suspender o preparo, entrar em contato conosco ou procurar a emergência hospitalar mais próxima;
  • Trazer exame de colonoscopia anterior se houver;
  • Retirar todos os metais antes de vir para o exame (ex.: aliança, colar, relógio, etc.);
  • Retirar esmaltes das unhas das mãos, pois o mesmo dificulta a leitura dos parâmetros de oxigenação sanguínea durante o exame pelo oxímetro de pulso conectado ao dedo;
  • Comparecer 15 minutos antes do horário marcado com a autorização do convênio, caso tenha sido solicitado;
  • Em caso de agendamento PARTICULAR, se houver retirada de pólipos, será cobrado um valor a parte, além do valor do exame, por se tratar de um procedimento extra, o qual será informado pela recepção.

Preparo para o Exame - Matutino

  • Café da manhã, lanche da manhã, lanche da tarde, jantar e ceia: Água, chás claros, água de coco, gatorade (de cores claras), biscoito de água e sal, torrada sem manteiga, gelatina, geléia (de cores claras);
  • Almoço: Arroz branco; carne de peixe ou de frango grelhada e sem pele; macarrão sem molho e sem legumes; canja de galinha sem legumes;
  • Às 18h – Tomar 02 comprimidos de Dulcolax;
  • ATENÇÃO: Não deverá ingerir alimentos com resíduos, como: fibras, farelos, granola, vegetais, legumes e frutas.
  • Às 03h da manhã – Tomar 01 comprimido de Plasil 100 mg ou Dramin 10 mg ou 2 comprimidos de Vonau Flash 4mg, para evitar enjôo ao tomar a Lactulose. Pessoas com maior tendência a enjôos e vômitos devem optar por tomar 2 comprimidos de Vonau Flash 4mg. Também é possível associar as medicações (por exemplo, se após tomar o Plasil 100mg, o enjôo persistir, tomar um comprimido de Dramin 100mg ou 2 comprimidos de Vonau Flash 4mg);
  • Às 03:30h da manhã– Adicionar 02 frascos de 120 ml de Lactulose (Farlac, Lactulona) ou 1 frasco de Duphalac (200ml) em 500 ml de limonada coada sem açúcar ou gatorade de limão e tomar 01 copo (+/- 200 ml – em casa), a cada 10 minutos;
  • Não é permitido se alimentar no dia do exame. Apenas fazer ingestão de água, chás claros, água de coco e gatorade de cor clara, até 02 horas antes do horário marcado para o exame. Após este horário, jejum absoluto, NEM ÁGUA;
  • O exame só será realizado se o paciente apresentar-se com acompanhante maior de idade;
  • Suspender o uso de anti-inflamatórios não hormonais (como Cataflan®, Voltaren®, Inflamene®, Celebra®, Feldene®, Tandrilax®, Nisulid®), anticoagulantes e antiagregantes plaquetários (como AAS/Acido Acetil Salicílico, Somalgin® Clopidogrel®, Plavix®, Ticlopidina®, Ticlid®, Warfarin®, Coumadin®, Marcoumar®, Marevan®), 07 dias antes do exame, pois os mesmos interferem nos mecanismos de coagulação;
  • Pacientes com alergia a látex, favor informar à Clinica, com antecedência;
  • A diarreia é normal durante o preparo. Em caso de cólicas fortes ou distensão abdominal exagerada, suspender o preparo, entrar em contato conosco ou procurar a emergência hospitalar mais próxima;
  • Trazer exame de colonoscopia anterior se houver;
  • Retirar todos os metais antes de vir para o exame (ex.: aliança, colar, relógio, etc.);
  • Retirar esmaltes das unhas das mãos, pois o mesmo dificulta a leitura dos parâmetros de oxigenação sanguínea durante o exame pelo oxímetro de pulso conectado ao dedo;
  • Comparecer 15 minutos antes do horário marcado com a autorização do convênio, caso tenha sido solicitado;
  • Em caso de agendamento PARTICULAR, se houver retirada de pólipos, será cobrado um valor a parte, além do valor do exame, por se tratar de um procedimento extra, o qual será informado pela recepção.

Preparo para o Exame - Matutino

  • Café da manhã, lanche da manhã, lanche da tarde: Água, chás claros, água de coco, gatorade (de cores claras), biscoito de água e sal, torrada sem manteiga, gelatina, geleia (de cores claras).
  • Almoço: Arroz branco; carne de peixe ou de frango grelhada e sem pele; macarrão sem molho e sem legumes; canja de galinha sem legumes.
  • Jantar e ceia: Água, chás claros, água de coco, gatorade (de cores claras), biscoito de água e sal, torrada sem manteiga, gelatina, geleia (de cores claras).
  • ATENÇÃO: Não ingerir alimentos com resíduos como fibras, farelos, granola, vegetais, legumes e frutas.
  • Às 18h: Tomar 02 comprimidos de Dulcolax
  • Às 02h da manhã – Tomar 01 comprimido de Vonau Flash 4mg ou Plasil 10mg ou Dramin 100mg para evitar enjoo ao tomar o laxante. Pessoas com maior tendência a enjoos e vômitos devem optar por tomar 2 comprimidos de Vonau Flash 4mg. Também é possível associar as medicações (por exemplo, se após tomar o Plasil 10mg o enjoo persistir, tomar 2 comprimidos de Vonau Flash 4mg ou um comprimido de Dramin 100mg).
  • Às 02:30h da manhã – Adicionar o laxante em 500 ml de limonada coada sem açúcar ou gatorade de limão e tomar 01 copo (+/- 200 ml – EM CASA), a cada 10 minutos. Opções de laxante: 01 frasco de IMOLAC (lactilol) de 200ml OU 02 frascos de 120 ml de Lactulose (Farlac, Lactulona) OU 1 frasco de Duphalac (200ml).
  • Não é permitido se alimentar no dia do exame. Apenas fazer ingestão de água, chás claros, água de coco e gatorade de cor clara, até 02 horas antes do horário marcado para o exame. Após este horário, jejum absoluto, NEM ÁGUA.
  • O exame só será realizado se o paciente apresentar-se com acompanhante maior de idade;
  • Suspender o uso de anticoagulantes e antiagregantes plaquetários (como AAS/Acido Acetil Salicílico, Somalgin® Clopidogrel®, Plavix®, Ticlopidina®, Ticlid®, Warfarin®, Coumadin®, Marcoumar®, Marevan®), anti-inflamatórios não hormonais (como Cataflan®, Voltaren®, Inflamene®, Celebra®, Feldene®, Tandrilax®, Nisulid®), 07 dias antes do exame, pois os mesmos interferem nos mecanismos de coagulação;
  • Pacientes com alergia a látex, por favor, informar a Clínica.
  • A diarreia é normal durante o preparo. Em caso de cólicas fortes ou distensão abdominal exagerada, suspender o preparo, entrar em contato conosco ou procurar a emergência hospitalar mais próxima;
  • Trazer exame de colonoscopia anterior se houver;
  • Retirar todos os metais antes de vir para o exame (ex.: aliança, colar, relógio, etc.);
  • Retirar esmaltes das unhas das mãos, pois dificultam a leitura dos parâmetros de oxigenação sanguínea durante o exame pelo oxímetro de pulso conectado ao dedo.
  • Comparecer 20 minutos antes do horário marcado com a autorização do convênio, caso tenha sido solicitado.
  • Em caso de agendamento PARTICULAR, se houver retirada de pólipos, será cobrado um valor a parte, além do valor do exame, por se tratar de um procedimento extra, o qual será informado pela recepção.

Preparo para o Exame - Matutino

  • CAFÉ DAMANHÃ: Água; chás claros; água de coco; gatorade; biscoito de água e sal; torrada sem manteiga; gelatina e geleia.
  • ALMOÇO: Arroz branco; carne de peixe ou de frango grelhada e sem pele; macarrão sem molho e sem legumes; canja de galinha sem legumes.
  • JANTAR: Água; chás claros; água de coco; gatorade; biscoito de água e sal; torrada sem manteiga; gelatina; geleia.

NÃO É PERMITIDO FAZER LANCHES NOS INTERVALOS DAS REFEIÇÕES

  • Às 18h – Tomar 01 comprimido de Vonau Flash 4mg ou Plasil 10mg ou Dramin 100mg para evitar enjoo ao tomar o laxante. Pessoas com maior tendência a enjoos e vômitos devem optar por tomar 2 comprimidos de Vonau Flash 4mg. Também é possível associar as medicações (por exemplo, se após tomar o Plasil 10mg o enjoo persistir, tomar 2 comprimidos de Vonau Flash 4mg ou um comprimido de Dramin 100mg).
  • Às 19h – Adicionar 01 frasco de 120 ml de Lactulose (Farlac, Lactulona) em 500 ml de suco de limão (s/ açúcar) ou refrigerante de limão e 01 frasco de Luftal (simeticona) e tomar 01 copo (+/- 200 ml – EM CASA), a cada 20 minutos.
  • Às 04h da manhã– Tomar 01 comprimido de Plasil 10 mg ou Dramin 100 mg ou 2 comprimidos de Vonau Flash 4mg para evitar enjôo ao tomar a Lactulose. Também é possível associar as medicações conforme descrito acima.
  • Às 04:30h da manhã – Adicionar 02 frascos de 120 ml de Lactulose (Farlac, Lactulona) ou 1 frasco de Duphalac (200ml) em 500 ml de gatorade de limão ou refrigerante de limão e tomar 01 copo (+/- 200 ml – EM CASA), a cada 10 minutos;
  • Não é permitido se alimentar no dia do exame. Apenas fazer ingestão de água, chás claros, água de coco e gatorade de cor clara, até 02 horas antes do horário marcado para o exame. Após este horário, jejum absoluto, NEM ÁGUA;
  • O exame só será realizado se o paciente apresentar-se com acompanhante maior de idade;
  • Suspender o uso de anti-inflamatórios não hormonais (como Cataflan®, Voltaren®, Inflamene®, Celebra®, Feldene®, Tandrilax®, Nisulid®), anticoagulantes e antiagregantes plaquetários (como AAS/Acido Acetil Salicílico, Somalgin® Clopidogrel®, Plavix®, Ticlopidina®, Ticlid®, Warfarin®, Coumadin®, Marcoumar®, Marevan®), 07 dias antes do exame, pois os mesmos interferem nos mecanismos de coagulação;
  • Pacientes com alergia a lálex, favor informar à clínica com antecedência;
  • A diarreia é normal durante o preparo. Em caso de cólicas fortes ou distensão abdominal exagerada, suspender o preparo, entrar em contato conosco ou procurar a emergência hospitalar mais próxima;
  • Trazer exame de colonoscopia anterior se houver;
  • Retirar todos os metais antes de vir para o exame (ex.: aliança, colar, relógio, etc.);
  • Retirar esmaltes das unhas das mãos, pois dificultam a leitura dos parâmetros de oxigenação sanguínea durante o exame pelo oxímetro de pulso conectado ao dedo;
  • Comparecer 15 minutos antes do horário marcado com a autorização do convênio, caso tenha sido solicitado;
  • Em caso de agendamento PARTICULAR, se houver retirada de pólipos, será cobrado um valor a parte, além do valor do exame, por se tratar de um procedimento extra, o qual será informado pela recepção.

Preparos para o Exame - Vespertino

  • Café da manhã LEVE (bolacha água e sal OU biscoito de maizena (máximo 06 unidades), com chá OU café OU suco (máximo de 200 ml),até no máximo 08 HORAS antes do exame. NÃO É PERMITIDO TOMAR LEITE OU DERIVADOS;
  • Jejum após o café da manhã, podendo APENAS beber líquidos claros até TRÊS horas antes do exame;
  • Não ingerir antiácidos na véspera do exame;
  • Recomenda-se, às mulheres, a não virem de salto alto e nem de unhas pintadas com esmalte escuro;
  • O exame dura cerca de 10 a 15 minutos e você ficará em observação por,
    aproximadamente, 30 minutos;
  • Comparecer ao exame acompanhado por pessoa adulta capaz. O exame não será feito sem o acompanhante, a não ser que você opte a fazer o exame sem sedação;
  • No dia do exame, trazer o pedido médico original, a autorização do convênio (caso tenha sido orientado pela secretária), carteira do convênio, documento de identificação com foto e os exames endoscópicos anteriores, caso já tenha realizado;
  • Chegar com antecedência de 20 minutos, para realizar as burocracias do atendimento;
  • Deixar pertences pessoais e de valor com o acompanhante, antes do exame, pois a clínica não se responsabilizará pelos mesmos.
  • Pacientes com alergia a látex, favor informar à clínica, com antecedência.
  • Recomenda-se trazer medicação de uso obrigatório, para que possa toma-las após o exame Não tome nenhum medicamento quatro horas antes do horário agendado.

Recomendações pós exame

1- Sua garganta poderá ficar um pouco desconfortável e você pode sentir necessidade de arrotar em virtude dos gases que foram introduzidos no seu estômago durante o exame. Se receber sedativos para a realização do exame, o seu acompanhante deverá levá-lo para casa (mesmo acordado e disposto, o seu raciocínio e reflexos podem ficar prejudicados não sendo possível dirigir ou operar máquinas pelo resto do dia. Além do efeito calmante e hipnótico (sono), o sedativo costuma causar amnésia, portanto é comum não se lembrar depois da realização do exame e de alguns episódios ao longo das horas seguintes. Você pode comer normalmente após o exame, só devendo aguardar que a anestesia da garganta perca o efeito para não correr o risco de engasgar.

2 – O desconforto mais comum após o exame é uma sensação de inchaço (como se estivesse afrontado ou mesmo uma dor na região do estômago), como resultado do ar introduzido durante o exame. Tal sintoma geralmente desaparece rapidamente. Caso não melhore, fazer uso dos medicamentos: Dimeticona (40 gotas) e Buscopan Composto (40 gotas). Caso seja alérgico à dipirona, tomar buscopan simples (hioscina). No caso de náuseas e vômitos, tomar um comprimido de Plasil ou Dramin Se esses sintomas não melhorarem com tais medicações, a orientação é procurar o pronto socorro mais próximo, levar o resultado da endoscopia, para ser avaliado por um médico.

3 – Os medicamentos injetados (sedativos) podem causar irritação na veia, com vermelhidão, inchaço ou desconforto. Pode também aparecer hematoma (roxidão) no local da punção venosa. Nesses casos, fazer compressas com água morna e passar o medicamento TROMBOFOB (gel) no local, 2 a 3 vezes ao dia, até a melhora, que poderá levar alguns dias.

4 – PACIENTES AMAMENTANDO: Depois do exame, recomenda-se a retirada completa do leite materno acumulado nos seios nas 6 (seis) horas seguintes à endoscopia. A retirada do leite poderá ser feito com auxílio de bombinha. Depois disso, a amamentação pode ser efetuada normalmente.

Termo de Consentimento

Retossigmoidoscopia Flexível

O que é

A retossigmoidoscopia flexível permite a avaliação das mucosas do reto e da porção final do intestino grosso, por meio da inserção de um tubo flexível (da espessura de um dedo) através do ânus. Na ponta deste aparelho há uma câmera que capta as imagens e as transmite para um monitor de televisão, onde elas são vistas e avaliadas pelo médico examinador.

Durante o exame, o paciente permanece deitado de lado ou de barriga para cima. A duração é de 10 a 15 minutos. Não é necessário jejum, porém para que seja realizada uma avaliação adequada, o intestino deve estar limpo, livre de resíduos. Isto é obtido por meio de uma lavagem intestinal, que é feita pelo próprio paciente, em casa.

Se necessário, poderá ser realizada a retirada de pólipos ou de biópsias (retirada de um ou mais fragmentos da mucosa). Neste caso, o material deverá ser encaminhado para avaliação em um laboratório (exame anátomo-patológico).

O resultado geralmente é entregue logo após o término do procedimento e, a menos que seja orientado do contrário, o paciente poderá alimentar-se normalmente e retornar às suas atividades habituais.

Complicações são raras, no entanto é importante reconhecimento de seus sinais iniciais. O médico deverá ser informado em caso de dor abdominal intensa, febre, calafrios ou sangramento.

Preparo para o Exame

1- Aplicar um PHOSFO ENEMA/FLEET ENEMA, 02 horas antes do exame.

2- Modo de aplicação:

2.1 – Lubrificar o aplicador e deitar do lado esquerdo;

2.2 – Injetar o líquido lentamente dentro do reto;

2.3 – Prender o líquido por 5 minutos e evacuar.

3- Repetir a aplicação colocando água morna no frasco de PHOSFO ENEMA/FLEET ENEMA, até que a água saia limpa.

4- Trazer pedido médico original no dia do exame.

Manometria Anorretal

O que é

A manometria anorretal é um exame simples e indolor. Não é preciso ficar em jejum, realizar preparo intestinal ou ser submetido a sedação. Tem como objetivo principal a medida das pressões dos músculos ao redor do ânus. Além disso, fornece informações importantes de como estes músculos trabalham, de qual volume o reto comporta (capacidade retal) e da sua sensibilidade a diferentes estímulos.

Está indicada para a avaliação de pacientes que têm perdas de fezes na roupa íntima (incontinência fecal), intestino preso (constipação intestinal), dor no reto, fissuras e fístulas anais e para a programação da técnica a ser utilizada em cirurgias do intestino e do ânus.

A duração é de cerca de 10 a 15 minutos. Um cateter fino (mais fino que uma caneta) e de material maleável é introduzido através do ânus e em seguida o paciente é solicitado a realizar movimentos de contração e relaxamento da musculatura da pelve e do ânus. O cateter é acoplado a um sistema em que circula água, que mede a pressão dos músculos e transmite os dados para um programa de computador, onde as pressões são registradas. Ao término do exame, o médico faz uma análise dos dados e produz o laudo, que geralmente é entregue após alguns minutos.

A menos que seja orientado do contrário, o paciente poderá alimentar-se normalmente e retornar às suas atividades habituais após o exame

O que é

A retossigmoidoscopia flexível permite a avaliação das mucosas do reto e da porção final do intestino grosso, por meio da inserção de um tubo flexível (da espessura de um dedo) através do ânus. Na ponta deste aparelho há uma câmera que capta as imagens e as transmite para um monitor de televisão, onde elas são vistas e avaliadas pelo médico examinador.

Durante o exame, o paciente permanece deitado de lado ou de barriga para cima. A duração é de 10 a 15 minutos. Não é necessário jejum, porém para que seja realizada uma avaliação adequada, o intestino deve estar limpo, livre de resíduos. Isto é obtido por meio de uma lavagem intestinal, que é feita pelo próprio paciente, em casa.

Se necessário, poderá ser realizada a retirada de pólipos ou de biópsias (retirada de um ou mais fragmentos da mucosa). Neste caso, o material deverá ser encaminhado para avaliação em um laboratório (exame anátomo-patológico).

O resultado geralmente é entregue logo após o término do procedimento e, a menos que seja orientado do contrário, o paciente poderá alimentar-se normalmente e retornar às suas atividades habituais.

Complicações são raras, no entanto é importante reconhecimento de seus sinais iniciais. O médico deverá ser informado em caso de dor abdominal intensa, febre, calafrios ou sangramento.

Preparo para o Exame

1- Aplicar um PHOSFO ENEMA/FLEET ENEMA, 02 horas antes do exame.

2- Modo de aplicação:

2.1 – Lubrificar o aplicador e deitar do lado esquerdo;

2.2 – Injetar o líquido lentamente dentro do reto;

2.3 – Prender o líquido por 5 minutos e evacuar.

3- Repetir a aplicação colocando água morna no frasco de PHOSFO ENEMA/FLEET ENEMA, até que a água saia limpa.

4- Trazer pedido médico original no dia do exame.

Ultrassonografia Endorretal Tridimensional

O que é

A ultrassonografia anorretal tridimensional (3D) é realizada por meio de um transdutor que possibilita a avaliação das estruturas que formam o reto, o canal anal e os tecidos ao redor dos mesmos.

É um exame seguro, pouco invasivo, bem tolerado e que não expõe o paciente à radiação, indicado em casos de perda de fezes na roupa íntima (incontinência fecal), tumores do reto ou ao redor dele, fístulas, endometriose ou intestino preso (constipação intestinal).  A realização da ultrassonografia 3D na avaliação pré-operatória de tumores do reto permite uma melhor programação da técnica cirúrgica a ser utilizada e possibilita a realização de cirurgias locais (de menor porte) em alguns casos.

Não é necessário jejum, porém para que seja realizada uma avaliação adequada, a porção final do intestino deve estar limpa, livre de resíduos. Isto é obtido por meio de uma lavagem intestinal, que é feita pelo próprio paciente, em casa.

Após o exame, a menos que seja orientado do contrário, o paciente poderá alimentar-se normalmente e retornar às suas atividades habituais. Para confecção do laudo é necessária a avaliação detalhada, e por isso, o resultado é entregue após alguns dias.

Preparo para o Exame

1- Aplicar um PHOSFO ENEMA/FLEET ENEMA, 02 horas antes do exame.

2- Modo de aplicação:

2.1 – Lubrificar o aplicador e deitar do lado esquerdo;

2.2 – Injetar o líquido lentamente dentro do reto;

2.3 – Prender o líquido por 5 minutos e evacuar.

3- Repetir a aplicação colocando água morna no frasco de PHOSFO ENEMA/FLEET ENEMA, até que a água saia limpa;

4- Trazer pedido médico original no dia do exame.

5- Trazer exames anteriores relacionados ao mesmo diagnóstico (Ex.: Ultrassom Endoanal anterior, Raio X, Ressonância, Tomografia, etc).