A festa de Hallowen é uma tradição comemorada em muitos países. Apesar de não ser uma festa tradicionalmente brasileira, tem se tornado bastante comum a comemoração de Hallowen por aqui, principalmente entre as crianças.
Na tradição, as pessoas se fantasiam de monstros ou bruxas e saem às casas pedindo doces para as pessoas. É uma brincadeira aonde tem muita diversão para as crianças e adultos, mas não podemos esquecer da parte nutricional dessa celebração.
Açúcar e corantes
Os doces oferecidos às crianças são comumente repletos de corantes, além do tão falado açúcar. Essa combinação açúcar/ corantes não é nada interessante para a nossa saúde.
O açúcar, já falamos bastante e já são bem conhecidos os males que ele pode trazer, mas e os corantes? Os corantes, como o nome indica, são adicionados para realçar as cores dos alimentos.
Ainda não existe um consenso sobre a quantidade segura a ser ingerida pelos humanos, mas já existem estudos que mostram a relação entre o consumo de corantes artificiais e reações alérgicas, tem sintomas variáveis que podem surgir na pele, no sistema gastrintestinal e respiratório.
A legislação brasileira permite o uso de alguns corantes, porém nenhum deles tem qualquer valor nutricional, ou seja, não agregam em nada a nossa saúde.
Reações ao consumo de corantes
Alguns sintomas relacionados ao consumo de corantes são: inchaço no rosto, vermelhidão pelo corpo, coceira, enjoo, falta de ar, fadiga, crises asmáticas, broncoespasmos, rinite, eczemas. Adicionalmente, a reação adversa ao corante pode causar cefaléias, insônia, dores nas articulações e mal estar geral. Os sintomas podem aparecer ou logo após o consumo dos alimentos ou algumas horas depois.
Faça boas escolhas
Para nos ajudar a fazer boas escolhas é importante dar aquela atenção aos rótulos dos alimentos. Eles nos trazem importantes informações sobre a adição de corantes como: “Aromatizado e Colorido Artificialmente” e na lista de ingredientes “Corante Artificial Amarelo” ou “Amarelo 5” ou “Yellow 5” ou Caramelo IV, entre outros.
Abra os seus olhos e não se iluda quanto à oferta de cores! Uma alimentação colorida deve ser a base para uma alimentação saudável, mas essas cores devem vir dos pigmentos naturais presentes nos alimentos, e não aqueles artificiais, que são adicionados!
Para uma orientação mais específica quanto aos corantes e os alimentos que os contém, procure um nutricionista, ele é o profissional habilitado para te ajudar a fazer boas escolhas e ter uma alimentação mais natural possível, livre de corantes artificiais e cheia de cores naturais.
Enfim, acompanhe-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram) e fique por dentro de diversos conteúdos.
Karine Tonietto
Nutricionista
CRN – 1846