A manometria anorretal é um exame simples e indolor. Não é preciso ficar em jejum, realizar preparo intestinal ou sedação. Dura em média cerca de 20 minutos. Tem como objetivo principal a medida das pressões dos músculos ao redor do ânus. Além disso, fornece informações importantes de como estes músculos trabalham, de qual volume o reto comporta (capacidade retal) e da sua sensibilidade a diferentes estímulos.
Está indicado para a avaliação de pacientes que têm perdas de fezes na roupa íntima (incontinência fecal), intestino preso (constipação intestinal), dor no reto, fissuras e fístulas anais e para a programação da técnica a ser utilizada em cirurgias do intestino e do ânus.
Um cateter fino (mais fino que uma caneta) e de material maleável é introduzido através do ânus e em seguida o paciente é solicitado a realizar movimentos de contração e relaxamento da musculatura da pelve e do ânus. O cateter é acoplado a um sistema em que circula água, que mede a pressão dos músculos e transmite para um sistema no computador, onde as pressões são registradas. Ao término do exame, o médico faz uma análise dos dados e produz o laudo.
A menos que seja orientado do contrário, o paciente poderá alimentar-se normalmente e retornar às suas atividades habituais.