Comumente atingido por grande parte dos nossos exageros e desempenhando várias funções, o fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Fica localizado do lado direito do abdome, é a maior glândula do organismo. Pesa cerca de 1,2 a 1,6 kg e é constituído por várias células especializadas.
Dentre suas capacidades mais exclusivas, tem como notória característica a regeneração: se parte do fígado de um homem adulto for removida, dentro de alguns meses ele recupera-se em tamanho e função, fato que possibilita da doação de uma fração do órgão para um indivíduo necessitado.
O fígado é o centro de controle do metabolismo e participa ainda do armazenamento e liberação de energia (glicose), produção de lipídios (depósitos de gordura), produção de proteínas e enzimas (como a bile), armazenamento de vitaminas (A, D, E e K) e minerais (ferro e cobre), absorção de medicamentos, além de contribuir para o mecanismo de coagulação e de desintoxicação do organismo (álcool, drogas, etc).
As principais doenças do fígado são a estateose hepática (acúmulo de gordura no fígado), as hepatites virais (hepatite A, B e C), a cirrose (doença hepática causada pelo consumo excessivo de álcool, esteato-hepatite, hepatites crônicas por vírus ou medicamentos), o depósito de ferro (hematocromatose), depósito de cobre (Doença de Wilson), doenças auto-imunes e os tumores.
Dada sua grande importância, fica clara a necessidade de um certo carinho e cuidado com uma parte tão magnífica do nosso corpo.