As alergias e intolerâncias alimentares muitas vezes se confundem, trazendo ao paciente a dúvida: é alergia ou intolerância?
Entenda as diferenças entre alergia e intolerância
Nas alergias normalmente há uma resposta imune imediata, ou seja, o organismo reconhece o alérgeno como um agente agressor e responde a esse evento com sintomas mais generalizados como: urticária, vermelhidão, coceira intensa na pele, inchaço no rosto ou língua, pode vir acompanhada de dificuldade para respirar, vômitos ou diarreia. As alergias alimentares são menos frequentes e muitas vezes tem um fator hereditário envolvido, com algumas pessoas da família com as mesmas características.
Já as intolerâncias alimentares apresentam como sintomas uma digestão ineficiente à aquele alimento e se apresentam, na maioria das vezes, como sintomas gastrintestinais como dor, inchaço abdominal, excesso de gases, vômitos e diarreia.
O que fazer ao apresentar os sintomas?
Para saber se os sintomas apresentados são de alergia ou intolerância é a avaliação médica é primordial. Os exames de alergias na pele são eficientes para o diagnóstico. Já as intolerâncias não aparecem nesses exames, são necessários outros como exames de sangue e fezes ou mesmo uma dieta de exclusão de alguns alimentos e observação de sintomas.
Acompanhamento com nutricionista é importante!
Para o tratamento de alergias ou intolerâncias é importante consultar um nutricionista, pois a retirada de alguns alimentos torna-se importante para a eficácia do tratamento. Esses alimentos podem ser substituídos por outros sem prejudicar o aporte de nutrientes necessários para o pleno funcionamento do organismo, evitando, assim, deficiências nutricionais.
Enfim, acompanhe-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram) e fique por dentro de diversos conteúdos.
Karine Tonietto
Nutricionista
CRN – 1846