Dicas de Saúde

Diverticulite, O que é?

By 4 de novembro de 2019 janeiro 6th, 2020 No Comments

O que é?

A maior parte dos pacientes que acreditam ser portadores de diverticulite na verdade apresentam diverticulose. Diverticulose é o nome que se dá ao fato de possuir divertículos. Os divertículos são pequenas saculações (pequenos sacos) que surgem na parede do intestino grosso com o passar dos anos. Algumas pessoas podem apresentar inflamação/infecção nos divertículos. Este quadro é chamado de diverticulite aguda.

Quem pode ser acometido e quais os principais fatores de risco?

Estima-se que aos 50 anos de idade metade da população, homens e mulheres, tenha divertículos. Seu aparecimento está associado a uma dieta pobre em fibras e líquidos.

Quais são os principais sintomas?

Pacientes portadores de diverticulose geralmente são assintomáticos, isto é, não sentem nada pelo fato de tê-los. Uma pequena parcela pode queixar-se de dor no abdome, barriga estufada ou mudanças no modo de funcionamento do intestino. Já a diverticulite pode causar febre, mal-estar geral, dor permanente no abdome e parada do funcionamento do intestino. Quando surgem estes sintomas deve-se procurar atendimento médico imediatamente para realização de exames confirmatórios e tratamento.

Qual o tratamento?

A grande maioria dos pacientes com diverticulose necessita apenas de tratamento clínico, baseado principalmente na correção dos hábitos alimentares e de vida. Já pacientes com quadro de diverticulite aguda precisam ser tratados com antibióticos, em casa ou no hospital, de acordo com a gravidade do quadro. A cirurgia pode ser necessária nos casos mais graves, que não melhoram com o tratamento ou que evoluem com perfuração do intestino ou infecção grave no abdome.

Divertículos podem causar câncer?

Os divertículos não têm relação direta com o câncer de intestino. A maior parte dos tumores de intestino surgem a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.

Como posso prevenir esta doença?

O aparecimento dos divertículos e das complicações decorrentes de sua existência podem ser prevenidos por meio de uma dieta rica em líquidos e fibras (frutas, verduras, legumes, cereais integrais, grãos e sementes), além da prática de atividade física regular.

A diverticulose é uma afecção muito comum que pode ser descoberta por exames como a colonoscopia. Quando evolui para a diverticulite pode tornar-se um problema grave. Procure um proctologista e informe-se.