O que é?
Intolerância à lactose é a incapacidade parcial ou completa de digerir a lactose, um açúcar presente no leite e nos seus derivados (queijo, iogurte, coalhada, manteiga, requeijão, etc). Ela ocorre quando o paciente deixa de produzir a quantidade suficiente de lactase, a enzima responsável por esta digestão.
Quem pode ser acometido?
A intolerância à lactose é muito mais comum em adultos e idosos. Ela pode surgir como consequência de alguma doença ou cirurgia, porém mais frequentemente aparece porque o corpo diminuiu a quantidade de produção da enzima (lactase) com o envelhecimento. Em casos raros ela pode ser congênita (deficiência total da enzima já ao nascimento).
Quais são os principais sintomas?
Apesar de não ser uma doença, a intolerância à lactose pode gerar muitos sintomas digestivos cuja gravidade varia de acordo com a quantidade de lactose presente no alimento e o grau de deficiência da enzima. Pode ocorrer diarreia, barriga estufada, cólicas abdominais, náuseas, vômitos ou gases. Estes sintomas costumam aparecer minutos ou horas após a ingestão do leite de vaca ou de seus derivados.
Como é feito o diagnóstico?
A suspeita do diagnóstico geralmente é baseada no relato dos sintomas mas existem exames que podem comprovar a deficiência, como o teste de tolerância à lactose pelo sangue ou respiratório.
Intolerância à lactose é o mesmo que alergia ao leite? Não. A alergia ao leite é mais comum em crianças e ocorre por uma reação do sistema de defesa do organismo às proteínas do leite É o mesmo que ocorre em outros tipos de alergia, como a alergia a pelos de animais. As pessoas que têm este problema podem apresentar outros sintomas além dos sintomas digestivos, como problemas de crescimento e de ganho de peso, vermelhidão na pele, asma ou chiado no peito, etc.