Dicas de Saúde

Ácido clorídrico no estômago

By 22 de maio de 2020 No Comments

Explicamos em vários artigos sobre o processo de digestão e como ele envolve diversos órgãos (estômago, fígado, pâncreas e intestinos) e compostos (saliva, enzimas e também um ácido muito importante: o ácido clorídrico).

O ácido clorídrico (HCl) é secretado no nosso estômago e nos ajuda muito no  processo inicial da digestão para  posterior absorção dos nutrientes. O fato de ser um ácido não prejudica o nosso estômago, pois ele está adaptado a comportar esse tipo de substância, com suas paredes resistentes e células organizadas de modo a acomodar o ácido da melhor forma.  Além disso, o estômago secreta também bicarbonato e muco para melhor isolar a região e se auto-proteger da ação corrosiva do ácido. Só ocorre doença (gastrite, úlcera) se acontecer um desequilíbrio entre a produção do ácido e a produção dos fatores protetores.

Você já pode ter sentido o gosto do composto em algum momento da sua vida, como por exemplo quando sentiu uma sensação desagradável na boca após vomitar ou quanto estava com náuseas (ânsia de vômito). O gosto era do ácido clorídrico.

O composto também ajuda a destruir bactérias e agentes patogênicos presentes nos alimentos e água, pois muitos desses seres não conseguem viver nesse tipo de ambiente, de pH tão baixo. Pode também receber o nome de suco gástrico, que seria basicamente a mistura de ácido clorídrico com outras enzimas atuantes no estômago.

Nosso estômago produz cerca de 3 litros de suco gástrico diariamente e o alimento que ali chega pode permanecer no local por até 4 horas ou mais, sendo remexido e quebrado até virar uma massa aquosa que seguirá para o intestino delgado.

Dra. Patrícia Martins
CRM/DF 15124