O que são probióticos?
Probióticos são microorganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas conferem benefícios à saúde do hospedeiro.
Eles promovem uma modulação positiva da microbiota intestinal, ajudam a melhorar a absorção de lactose, apresentam efeitos reguladores nas fezes, normalizando o tempo de trânsito e reduzindo sintomas de desconforto gastrintestinal.
Seu consumo é considerado seguro com raras complicações, os efeitos colaterais são transitórios e podem ser: flatulência e distensão abdominal que acabam diminuindo durante a terapia. Em pacientes imunocomprometidos o uso deve ser avaliado.
Indicações para o uso de probióticos
Algumas indicações para o uso de probióticos são: doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável, má absorção de lactose, esteatose hepática não alcoólica, constipação, diarreia, dermatite atópica, obesidade, síndrome metabólica.
Mas o uso de probióticos não deve ser indiscriminado. É necessária uma avaliação do perfil alimentar e metabólico dos indivíduos para sua indicação e principalmente utilização de cepas adequadas para cada situação e individualidade bioquímica.
Procure um profissional habilitado para uma suplementação de probióticos correta e uma modulação intestinal eficiente para sua saúde intestinal.
Acompanhe-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram) e fique por dentro de diversos conteúdos.
Leia também sobre “Adicione cores no seu prato” e Qual o melhor óleo para cozinhar? Azeite ou óleo de coco?.
Karine Tonietto
Nutricionista
CRN – 1846