Atualmente temos no mercado várias opções de gorduras para cozinhar, entre elas estão o azeite e o óleo de coco, mas qual será a melhor opção?
Óleos são fonte de gordura
Nosso corpo precisa de gorduras para realizar várias reações químicas, funções hormonais, estruturais, antioxidantes, imunes e até de proteção ocular. Ambos os óleos são fontes de gordura vegetal, porém diferem no tipo de gordura. O óleo de coco é fonte de gordura saturada, já o azeite é fonte de gordura poli e monoinsaturada, por muitos é considerado um lipídeo de melhor qualidade.
Por muito tempo acreditou-se que a gordura saturada não era saudável, porém hoje já se sabe que não é o só consumo de gordura saturada isolada que define um maior risco de doenças cardiovasculares e outras, mas sim, a combinação de qualidade do consumo geral da alimentação.
De acordo com a I Diretriz Sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o consumo excessivo de gorduras saturadas pode levar a alterações dislipidêmicas, como aumento no colesterol e triglicerídeos, além disso, a composição de outros nutrientes no alimento também pode alterar a intensidade da resposta à ingesta de gordura saturada.
Mas, afinal, qual será a melhor gordura para cozinhar?
A resposta é: o equilíbrio! Tanto o óleo de coco como o azeite podem ser utilizados no dia a dia, o importante é variar o tipo de gordura e a forma de consumo dessa gordura (em preparações assadas, cozidas ou grelhadas).
Dê preferência ao uso de azeite
Dar preferência ao uso de azeite sim, mas é possível também consumir algumas preparações com óleo de coco, sem excessos. Lembrando também que cada indivíduo tem sua individualidade bioquímica e não existe um “certo” para todos. Indivíduos obesos, com doenças cardiovasculares, inflamados devem ter uma orientação diferenciada quanto ao consumo de gorduras saturadas principalmente.
Devemos lembrar que as gorduras saturadas estão também presentes nos alimentos ultraprocessados, que com suas adições de gorduras trans principalmente, enriquece os alimentos de não nutrientes o que traz malefícios para a saúde como o desenvolvimento de disbiose, inflamações de baixo grau e doenças cardiovasculares.
Para uma orientação de qual o melhor tipo de gordura para ser consumido, procure um nutricionista, através de uma avaliação individualizada, ele vai te orientar qual a melhor gordura poderá ser utilizada no seu dia a dia para cozinhar.
Enfim, acompanhe-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram) e fique por dentro de diversos conteúdos.
Leia também sobre “Adicione cores no seu prato“.
Karine Tonietto
Nutricionista
CRN – 1846