Dicas de Saúde

A importância das fibras para a alimentação

By 4 de novembro de 2019 janeiro 9th, 2020 No Comments

Boa parte de nós já viu algum comercial no qual o produto anunciado tinha como grande benefício a presença de fibras alimentares. Ou então já tentou aventurar-se em alguma nova dieta que citava a necessidade de se consumir produtos ricos em fibra. Mas, afinal, qual é a função dessa substância?

As fibras são compostos de origem vegetal, constituídos por moléculas que não são digeridas pelas enzimas digestivas que possuímos. São dividias entre fibras solúveis (que se dissolvem em água), presentes nos cereais, e fibras insolúveis (que não dissolvem em água), encontradas principalmente nas frutas, legumes e vegetais.

A ingestão de fibras exerce uma série de ações sobre o organismo:

  • Provocam sensação de saciedade (sensação de ter comido o suficiente) e assim, auxiliam na perda de peso e no controle da obesidade;
  • Aceleram o trânsito intestinal e corrigem a constipação intestinal (intestino preso);
  • Previnem o desenvolvimento de doenças como a diverticulose e o câncer do cólon e do reto;
  • Diminuem ou retardam a absorção de glicose e do colesterol, contribuindo assim para a prevenção e tratamento do diabetes e das doenças do coração.

Apesar desses inúmeros benefícios, vale o alerta! O consumo excessivo das fibras, principalmente se não for acompanhada da ingestão de líquidos, pode gerar um quadro de ressecamento demasiado das fezes e, consequentemente, prisão de ventre, além de gases e distensão abdominal. A quantidade recomendada para o melhor funcionamento do organismo é de 20 a 30 gramas por dia.

Atente-se em manter uma dieta balanceada e, em caso de dúvidas, não hesite em consultar um nutricionista.