Dicas de Saúde

Intolerância ao glúten

By 4 de novembro de 2019 janeiro 9th, 2020 No Comments

O que é?

Intolerância ao glúten é a incapacidade ou dificuldade de digestão do glúten, uma proteína presente no trigo, no centeio e na cevada que pode ser encontrada em alimentos como pães, torradas, bolos, macarrão e cerveja.

Intolerância ao glúten é o mesmo que doença celíaca?

Apesar de não ser uma doença, a intolerância ao glúten pode gerar muitos sintomas digestivos relacionados à ingestão do glúten. É importante destacar que a simples intolerância é uma situação diferente da doença celíaca e não evolui para ela.

A doença celíaca é causada por uma alteração genética e afeta cerca de 1% da população. Ocorre uma inflamação crônica do intestino delgado devido a uma reação do sistema imunológico do indivíduo. Esta inflamação provoca uma lesão na mucosa do intestino (camada mais interna) e impede a absorção de nutrientes.

Ao contrário da intolerância ao glúten, a doença celíaca, se não controlada, pode ter consequências graves como anemia, osteroporose, dores nas articulações, infertilidade ou até mesmo o câncer do intestino.

Quais são os principais sintomas?

Na intolerância ao glúten, os sintomas são relacionados apenas ao trato gastrointestinal, como diarreia, prisão de ventre, falta de apetite, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, gases, barriga estufada, enxaqueca. Pacientes portadores de doença celíaca podem até não ter nenhum sintoma abdominal e a doença só ser descoberta durante a investigação de outras situações clínicas.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da intolerância ao glúten é feito pelo teste terapêutico que consiste na retirada do glúten da dieta e observação se ocorre ou não o desaparecimento dos sintomas. Já o diagnóstico da doença celíaca pode ser realizado por meio de exames de sangue ou de fezes. A confirmação da doença é feita pela endoscopia digestiva com biópsias do intestino.

Qual é o tratamento?

O tratamento da intolerância ao glúten é a diminuição da ingestão do mesmo, de acordo com os sintomas. Já para a doença celíaca, o tratamento de escolha é uma dieta sem glúten por toda a vida (restrição completa).

Existem vários distúrbios digestivos relacionados ao glúten, desde os mais simples, como a intolerância, até outros potencialmente graves, como a doença celíaca. Procure um gastroenterologista e informe-se.