Dicas de Saúde

Alimentação ajuda mesmo na imunidade?

By 19 de janeiro de 2021 janeiro 20th, 2021 No Comments

Uma pergunta que muita gente se faz: “É verdade que a alimentação ajuda a imunidade?”

Em tempos de pandemia, muito escutamos falar sobre a importância da imunidade na prevenção e tratamento das doenças. De fato, a imunidade adequada tem papel fundamental para uma recuperação rápida e sem maiores sequelas. E é através da alimentação que podemos fortalecer nosso sistema imunológico para a proteção do organismo contra infecções.

Sim, a alimentação ajuda a imunidade!

Nutrientes encontrados nos alimentos, principalmente frutas e vegetais, são importantes para nossa defesa, são alguns deles:

  • Betacaroteno: é precursor da vitamina A, ajuda na imunidade intestinal, da pele e pulmões. São encontrados nos alimentos alaranjados como laranja, cenoura e manga.
  • Zinco: Uma das funções do zinco é a proteção da célula contra o estresse oxidativo, causado pelos desequilíbrios, além de ser essencial para o desenvolvimento normal e função das células imunes. São fontes de zinco: carnes vermelhas e aves, lentilha, feijão, grão de bico, sementes.
  • Vitamina C: é um antioxidante essencial e é rapidamente utilizada durante os processos infecciosos, a sua redução do organismo está associada com redução da função imune. Fontes de vitamina C: limão, tangerina, laranja, acerola, caju.
  • Vitamina D: modula o sistema imune. Quando a vitamina D está adequada no organismo os linfócitos atuam melhor no combate às infecções, isso faz com que a recuperação seja mais rápida. Nosso corpo é capaz de produzir vitamina D, por isso, a importância de tomar sol diariamente, ele que ativa a produção endógena de vitamina D, também são fontes de vitamina D: ovos, leite, carnes, peixes, frutos do mar e fígado.
  • Vitamina E: tem ação antioxidante, protege as membranas celulares contra os danos causados pelos radicais livres, com isso reduz a inflamação. São boas fontes de vitamina E: gérmen de trigo, azeite de oliva, abacate, castanhas, gema de ovo e grãos.

O que é recomendado?

A OMS (Organização Mundial de Saúde) orienta que o consumo diário de frutas e vegetais deve ser de pelo menos 400g. É importante que sejam variados e, de preferência, orgânicos.
Uma alimentação equilibrada, variada, sem alimentos ultra processados e industrializados é o primeiro passo para uma imunidade adequada em tempos de pandemia.

Para saber mais sobre como a alimentação ajuda a imunidade, leia também sobre A importância da mastigação e a A importância das fibras para alimentação.

Acompanhe-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram) e fique por dentro de diversos conteúdos.

Nutricionista Karine Tonietto

 

 

Karine Tonietto
Nutricionista
CRN – 1846

Querido(a) paciente,

Informamos que, apesar da situação atual da pandemia pelo COVID-19 com sobrecarga dos serviços de saúde, culminando em medida extrema com o lockdown conforme decreto do GDF nº41.842 , a Clínica Uniprocto & Gastro se manterá ABERTA por se tratar de um serviço essencial de saúde!

Manter a saúde de nossa equipe e clientes é e sempre foi nossa prioridade número um. Por isso, possuímos diversos cuidados diários e frequentes de limpeza de nossos ambientes, bem como o uso de vestimentas adequadas por parte da nossa equipe e demais medidas de segurança cabíveis, afim de evitar a transmissão do novo coronavírus.

Para saber mais ou agendar a sua consulta ou exame,
entre em contato conosco pelo número (61) 98403-2881.

Importamos e estamos à disposição aos cuidados com sua saúde.
close-link