Dicas de Saúde

Câncer do ânus

By 2 de outubro de 2020 No Comments

O câncer do ânus e do canal do ânus é raro, e acomete geralmente indivíduos acima de 50 anos.

É mais comum em portadores de doenças sexualmente transmissíveis, principalmente HPV (papiloma vírus humano) e HIV (vírus da imunodeficiência adquirida), fumantes, pacientes imunodeprimidos (transplantados ou que fazem uso crônico de corticóides) ou submetidos à radioterapia.

Os sintomas mais frequentes são a presença de sangramento ou saída de secreção na região anal, nódulos (caroços) ou feridas internas ou externas, dor ou prurido (coceira) anal ou ainda inchaços e caroços na virilha.

O diagnóstico é realizado por meio do exame proctológico que inclui a avaliação do ânus, o toque retal e a avaliação do canal anal por meio de um espéculo (anuscopia). A ultrassonografia endorretal tridimensional e os exames radiológicos (tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética) fornecem informações a respeito da extensão do acometimento no local e em outros órgãos (metástases). Os exames endoscópicos (retossigmoidoscopia ou colonoscopia) são utilizados para avaliação do reto e do cólon (intestino grosso). A biópsia da lesão (remoção de um pequeno fragmento) é muito importante para a descoberta da doença e planejamento do tratamento.

As chances de cura aumentam com o diagnóstico precoce (no início do problema). A escolha do melhor tratamento varia com as características do tumor e do paciente. Na maior parte dos casos inicia-se com uma combinação de radioterapia e quimioterapia. O tratamento cirúrgico pode ser indicado nos casos de lesões muito pequenas ou na falta de resposta ao tratamento de radioterapia e quimioterapia. O acompanhamento após tratamento é   muito importante para o descoberta e tratamento precoce de possíveis recidivas (reaparecimento da doença).

Dr. Romulo Medeiros De Almeida
CRM/DF 9685
Querido(a) paciente,

Informamos que, apesar da situação atual da pandemia pelo COVID-19 com sobrecarga dos serviços de saúde, culminando em medida extrema com o lockdown conforme decreto do GDF nº41.842 , a Clínica Uniprocto & Gastro se manterá ABERTA por se tratar de um serviço essencial de saúde!

Manter a saúde de nossa equipe e clientes é e sempre foi nossa prioridade número um. Por isso, possuímos diversos cuidados diários e frequentes de limpeza de nossos ambientes, bem como o uso de vestimentas adequadas por parte da nossa equipe e demais medidas de segurança cabíveis, afim de evitar a transmissão do novo coronavírus.

Para saber mais ou agendar a sua consulta ou exame,
entre em contato conosco pelo número (61) 98403-2881.

Importamos e estamos à disposição aos cuidados com sua saúde.
close-link