Dicas de Saúde

Dia Nacional de Atenção à Disfagia. DISFAGIA = DIFICULDADE DE ENGOLIR

By 20 de março de 2021 No Comments

Hoje é o Dia Nacional de Atenção à Disfagia. E o que é isso? É a sensação de entalamento ou dificuldade de engolir.

A dificuldade de engolir ou sensação de entalamento de alimentos são sintomas conhecidos como disfagia. A causa mais comum deste sintoma é a doença do refluxo gastro-esofágico.
Este sintoma está relacionado a um distúrbio no esôfago, um órgão tubular dentro do tórax, que comunica a boca ao estômago, basicamente composto de músculo, e apresenta a função de condução dos alimentos (quer sejam sólidos ou líquidos) para a câmara gástrica.

Quando o problema está na região mais alta do esôfago (cervical), há uma dificuldade na musculatura da deglutição. A mastigação, deglutição, degustação e comunicação exigem uma função neuromuscular coordenada e intacta da boca, face e pescoço. Este sintoma pode ser próprio do esôfago, geralmente relacionado a refluxo ácido, e algumas vezes relacionados ao declínio da função motora oral com o envelhecimento, mesmo em pessoas saudáveis. Contudo, e, principalmente, quando esta disfagia se torna frequente e grave, deve-se sempre afastar algum comprometimento neurológico, presente em doenças, como Parkinson, síndrome demencial, derrame cerebral e esclerose lateral amiotrófica.

Em casos de disfagia por entalamento (baixa), além do refluxo ácido, deve-se afastar outras possíveis causas como a esofagite eosinofílica (uma forma de “alergia” esofágica) e câncer ou outros tipos de tumores obstrutivos neste órgão, fazendo-se necessária, na maioria das vezes, a realização do exame de endoscopia digestiva alta para uma melhor investigação.

Vale ressaltar que a disfagia também pode ser um distúrbio funcional motor, ou seja, sem algum comprometimento físico (neurológico ou no próprio órgão), que está usualmente relacionado a problemas de saúde mental, como ansiedade e estresse.

Mesmo sendo a disfagia um sintoma geralmente benigno, é recomendada uma avaliação médica para que o especialista possa avaliar junto ao paciente o diagnóstico gerador do problema e melhor direcionar o tratamento a ser realizado.

 

 

Dr. Alexandre Khodr Furtado
CRM-DF 13617

Querido(a) paciente,

Informamos que, apesar da situação atual da pandemia pelo COVID-19 com sobrecarga dos serviços de saúde, culminando em medida extrema com o lockdown conforme decreto do GDF nº41.842 , a Clínica Uniprocto & Gastro se manterá ABERTA por se tratar de um serviço essencial de saúde!

Manter a saúde de nossa equipe e clientes é e sempre foi nossa prioridade número um. Por isso, possuímos diversos cuidados diários e frequentes de limpeza de nossos ambientes, bem como o uso de vestimentas adequadas por parte da nossa equipe e demais medidas de segurança cabíveis, afim de evitar a transmissão do novo coronavírus.

Para saber mais ou agendar a sua consulta ou exame,
entre em contato conosco pelo número (61) 98403-2881.

Importamos e estamos à disposição aos cuidados com sua saúde.
close-link