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O segredo para um fim de semana sem regras

By 23 de abril de 2021 No Comments

Comer é um dos maiores prazeres que temos como seres humanos. Além de ser prazeroso, o ato de comer é o que nos mantém vivos, fortes, nos une à mesa, e é através de uma alimentação de qualidade temos também saúde e vitalidade.

Muitas vezes procuramos nos alimentar bem durante a semana e nos fins de semana achamos que “podemos tudo” e, dessa forma, podemos colocar nossas conquistas da semana a perder…. Muitos veem o fim de semana como “o dia do lixo”. Mas, veja bem, é interessante chamar nossa alimentação com tudo que ela nos promove com essa conotação de “dia do lixo”?

Final de semana mais saudável

O final de semana pode ser tornar bem mais saudável se ao invés de fazê-lo ”dia do lixo”, procurarmos alternativas mais saudáveis também aos fins de semana e, quem sabe, encontrarmos a “refeição do luxo”, nos permitindo uma refeição fora do habitual mas também saudável.

Outra forma de manter um equilíbrio aos fins de semana é manter os bons hábitos já conquistados na semana. Por exemplo: vai ter feijoada? Não deixe de comer a laranja que ajuda na digestão e uma salada em sua refeição. Assim terá mais fibras, vitaminas e compostos bioativos na sua refeição, tornando-a mais rica nutricionalmente, gerando mais saciedade e nutrindo melhor o seu corpo. Resolveu ir à pizzaria? Evite rodízios, eles nos fazem comer bem mais do que devemos, escolha pizzas que tenham algum vegetal em seu recheio como rúcula, abobrinha, berinjela. Se for a algum restaurante, não deixe de pedir com seu prato preferido o acompanhamento de uma salada com vegetais crus e cozidos variados. Aniversário de criança? Busque salgados assados ao invés de fritos, fuja do cachorro quente e escolha entre docinhos ou o bolo. Sempre que possível, escolha água ao invés de refrigerantes e sucos de caixinha. Se o suco for inevitável, opte por um suco de uva integral, repleto de resveratrol que é um antioxidante natural.

Sem terrorismo!

O terrorismo nutricional do “não pode” também tem suas consequências negativas que podem trazer compulsão e rejeições alimentares apenas pela negação. Então, ao invés de um fim de semana “sem regras” que tal um fim de semana mais nutritivo? Procure manter sua rotina com a maior variedade possível de alimentos e compostos bioativos. Seu corpo e sua saúde agradecerão diariamente!

Para saber mais leia também Como a alimentação ajuda a imunidadeA importância da mastigação e a A importância das fibras para alimentação.

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Nutricionista Karine Tonietto

 

 

Karine Tonietto
Nutricionista
CRN – 1846

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