Dicas de Saúde

Substitua sódio por temperos

By 24 de maio de 2021 No Comments

Hoje vamos falar sobre temperos. Aquele toque final que muitas vezes faz o grande diferencial daquela refeição deliciosa. Os alimentos ultraprocessados e temperos prontos são ricos em aditivos químicos, conservantes e corantes. Entre os aditivos está o glutamato monossódico, que tem a finalidade de aumentar a palatabilidade dos alimentos fazendo com que tenhamos mais e mais vontade de consumir aquele alimento, através do estímulo de papilas gustativas e sistema nervoso central.

Nosso corpo produz glutamato monossódico na quantidade necessária para reações químicas que acontecem no cérebro. Quando consumido em excesso, esse glutamato exógeno pode levar a um aumento do estresse, agitação e euforia, além de alterações no comportamento.

Além do glutamato, o excesso de sódio também não é benéfico para a saúde, podendo trazer retenção de líquidos, doenças cardiovasculares e renais. Mas, o que podemos fazer para substituir os melhoradores de sabor e sal de nossas refeições e torná-las mais saudáveis e saborosas?

Substitua o sódio por temperos saudáveis

As ervas são excelentes opções, existem nas formas fresca e seca, podem ser usadas misturadas ou sozinhas. Além de perfumarem as preparações, acrescentam um sabor bem especial a elas. Orégano, alecrim, manjericão, sálvia, tomilho, manjerona, menta, hortelã, salsa, coentro são algumas delas e quanto mais frescas, mais sabor e nutrientes fornecem. São fontes de vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, ferro, algumas com efeitos fungicida e anti-inflamatório, além de ações digestivas e diuréticas. São práticas para temperar e facilmente encontradas em feiras e mercados, mas também podem ser cultivadas em casa pois precisam de um pequeno espaço e são fáceis de cuidar.

Outras opções para temperar são: o açafrão da terra que tem excelente atividade anti-inflamatória, o gengibre, potente ação antioxidante, as pimentas que são termogênicas naturais e até mesmo o limão com seu suco e casca ralada pode trazer, além da vitamina C, um sabor especial às preparações.

Traga consciência alimentar para seu dia a dia, evite comidas e temperos industrializados, busque saúde e equilíbrio diariamente através de melhores escolhas e atitudes nas suas refeições.

Então, mãos à obra para temperar seus alimentos com fontes naturais de nutrientes e vitaminas:

Receitas de temperos naturais:

Marinada para peixes: suco de limão, alho, alecrim, pimenta preta, azeite de oliva. Deixe o peixe de molho por 24 horas nesta marinada, depois é só preparar.

Marinada para frango: leite de coco batido com suco de limão, gengibre e cúrcuma. Deixe o frango de molho nessa marinada por 12 a 24 horas, depois prepare assado ou cozido.

Mix de temperos antimicrobianos:
1: orégano, tomilho, canela em pó, pimenta do reino
2: orégano, cúrcuma, semente de abóbora, pimenta do reino

Podem ser misturados e deixados prontos para usar nas preparações para temperá-las.

Sal marinho com ervas:

Ingredientes

  • 10 g de alecrim
  • 25 g de manjericão
  • 15 g de orégano
  • 10 g de salsinha
  • 100 g de sal marinho ou sal grosso

Modo de preparo: bata os ingredientes no liquidificador. Guarde em pote de vidro bem fechado. Utilize no lugar do sal comum.

Leia também sobre “Mudança no estilo de vida” e “Alimentação ajuda mesmo na imunidade?

Acompanhe-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram) e fique por dentro de diversos conteúdos.

Nutricionista Karine Tonietto

 

 

Karine Tonietto
Nutricionista
CRN – 1846