Hemorroidas é o nome dado ao conjunto de vasos sanguíneos que se dispõem como novelos sob a região do canal do ânus.
Estes grupos vasculares podem ser externos (hemorroidas externas) quando se formam na região externa do ânus, abaixo da pele ou internos (hemorroidas internas) quando se localizam na parte interna do ânus e são recobertas pela mucosa do intestino. Na verdade, as hemorroidas são estruturas normais (próprias) da região anorretal e só passam a ser doença quando aparecem sintomas como sangramento anal, prolapso, coceira (prurido), secreção, etc.
O tratamento da doença hemorroidária depende do tamanho das mesmas e do grau de dor ou desconforto que proporcionam. Na maioria dos casos, o tratamento é clínico e consiste em medidas higiênico-dietéticas (dieta rica em fibras, mudanças no hábito da evacuação, interrupção do uso de papel higiênico). A ligadura elástica é um procedimento não cirúrgico realizado em consultório, bastante eficiente no tratamento de doença hemorroidária interna nos estágios iniciais.
O tratamento cirúrgico é reservado para as situações em que as medidas descritas anteriormente falharam. Pode ser realizado da forma clássica (com corte), com o uso de grampeadores (PPH) ou pela confecção de pontos internos (THD). A escolha da melhor técnica depende de cada caso, e deve ser discutida com o seu médico.